É muito comum para as empresas e, muitas vezes, até obrigatória a manutenção de uma equipe de profissionais para atuar na segurança do trabalho — de forma direta ou indireta — para prevenção e elaboração de documentos que regularizem a empresa perante os requisitos legais.
Nessa hora, muitas dúvidas surgem sobre o assunto, por isso, elencamos as principais indagações!
Quais são as funções e responsabilidades de quem atua na segurança do trabalho?
Tudo deve ser pensado não apenas para o empregado, mas também para o empregador. Ambas as partes possuem obrigações e se uma parte falhar, é inevitável que a outra seja resguardada.
A empresa é responsável por fornecer um ambiente de trabalho seguro e o colaborador de seguir as orientações que lhe foram fornecidas, além de executar suas tarefas com cautela.
As funções dos profissionais que atuam na segurança do trabalho podem variar de acordo com o nível da formação, e cada profissional tem papel importante na composição da equipe.
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Veja as principais funções:
- cria planos de prevenção;
- produz laudos técnicos;
- elabora e assina documentos e projetos de segurança;
- desenvolve programas de prevenção;
- realiza inspeções;
- orienta os colaboradores;
- analisa a conformidade da empresa para atender às exigências legais.
Técnico em Segurança do Trabalho
Confira as funções relacionadas:
- realiza inspeções no local de trabalho e em equipamentos para averiguar fatores de riscos;
- elabora e ministra treinamentos de segurança;
- investiga causas de acidentes para propor medidas de prevenção;
- informa, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização;
- executa procedimentos de segurança e higiene do trabalho , bem como avalia os resultados alcançados.
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