google.com, pub-9367880928944300, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Risco, acidente e incidente

Olá a todos !!

Hoje vamos abordar rapidamente a diferença entre acidente, incidente e risco que apesar de serem distintos são grandes sinalizadores de perigos para a vida do trabalhador. Todo profissional de saúde e segurança no trabalho precisa saber identificar estas 3 coisas para tomar as melhores decisões na segurança do trabalho e para isso é necessário saber diferenciar.

Risco

O risco é quando é identificado algo que possa por a vida do trabalhador em perigo, pode ser um cabo condutor de eletricidade desencapado, vazamento de produtos inflamáveis, grandes cargas sem estabilidade etc…

Este fator pode ser identificado antes do acidente e precisa ser eliminado, mas caso seja impossível se faz necessário então o EPI. Ainda no risco é possível saber a possível gravidade que o mesmo pode acarretar, sejam lesões, danificar equipamento ou fatalidades.

Incidente

O incidente é quando algo inesperado acontece mas não causa lesões e não danifica equipamentos. O incidente deve ser levado em consideração pois é uma simulação prática de o que aconteceria se ocorresse com um colaborador no local.

É extremamente importante registrar o mesmo, pois isso irá impedir problemas futuros caso a vida de um colaborador estivesse em jogo. Outro motivo para seu registro é para cumprir as normas regulamentadoras que exigem que a empresa tenha o registro do mesmo.

 

Acidente

O acidente é quando o evento inesperado ocorre e causa danos a vida do colaborador ou ao material. Esse por sua vez deve ser evitado a todo custo, pois põem muita coisa em jogo, seja a vida do colaborador, dinheiro, a satisfação da equipe e a marca da empresa.

Tudo depende do seu nível de gravidade depois que acontece, seja uma lesão leve, lesões graves que envolve o colaborador pedir licença ou o mesmo colaborador vir a óbito. A gravidade vai ditar as consequência que a empresa deve assumir e vai dar exemplos para que nenhuma outra empresa deixe acontecer

Open chat