Com a modernidade e os novos conceitos da indústria 4.0 é muito comum ver propostas de economia na produção industrial. Essas propostas vem acompanhadas de tecnologias de monitoramento de máquinas através de sensores, tecnologias de eficiência energética ou softwares de gestão.
Entre tanto para a segurança no trabalho também existem diversos custos imperceptíveis no primeiro momento que mais para frente podem causar uma “avalanche” de multas e altos custos trabalhistas.
Imagine a seguinte situação: Sua indústria que possui 100 funcionários e ela não realiza auditorias para ver qual funcionário utiliza ou não o EPI e essa situação permanece por 5 anos.
Automaticamente o resultado possíveis podem ser estes:
Porque isso acontece ?
A justiça reserva para o empregado o direito de processar a empresa por não cobrar o uso do EPI e mesmo que seja apenas a palavras dele, o empregador não tem outra alternativa a não ser provar através de auditorias.
Se não foram feitas auditorias, logo o empregador precisa arcar com multas entre 5 a 50 salários mínimos para cada funcionário que decidir processar.
Existe outro agravante caso um fiscal do governo decidir aparecer de surpresa para verificar se a empresa segue as normas de segurança. Em uma empresa de 100 funcionários o não uso do EPI é considerado uma multa de 4º que resultará em uma multa de 4418,00 R$ segundo a NR28. O fiscal pode decidir interditar caso identificar necessidades.
Se houver acidentes graves no trabalho então não só a marca da empresa fica manchada como também irá surgir multas altas e a desmotivação da equipe.
Nossa solução
Desenvolvemos um dispositivo que pode ser instalado no EPI que pode detectar que o colaborador utiliza ou não o EPI além de mostrar sua saúde. Todas as informações são mandadas para uma plataforma na nuvem onde o técnico de segurança no trabalho não precisa sair do lugar para ver se o colaborador está utilizando o EPI.
Veja nossa pagina principal e entre em contato conosco para virar a pagina da segurança no trabalho e desenvolver um novo horizonte de possibilidades que podem zerar os acidentes no trabalho.
No Comments