Muito da administração de almoxarifado é carente de tecnologia de gestão de EPI, tanto na entrega, na devolução e na fiscalização do uso. Muitas empresas cumprem seu papel, porém não conseguem desenvolver provas judiciais.
Existem EPI’s que trocam com grande frequência como luvas e em grandes empresas ter o controle de EPI’s exige muitas ferramentas tecnológicas e métodos sistemáticos de fiscalização.
Grandes empresas costumam adotar estas medidas de gestão, visto que quando os colaboradores deixam a empresa os mesmo abrem processos jurídicos. As principais afirmações que fazem é que não havia a devida entrega do EPI ou a fiscalização do mesmo.
Judicialmente isso pode ser um desafio, pois o empregado em suas afirmações não precisa apresentar provas apenas o empregador. Realizar auditorias exigindo a assinatura do operário que não utilizou o EPI é o mais recomendável para defesa jurídica futura e registrar a entrega também.
Ainda existe um ponto que pode ser motivo de interdição do local de trabalho, isso se refere ao vencimento do EPI. Quando o fiscal que chega no local de trabalho sem aviso e observar que a maioria dos EPI’s estão vencidos o mesmo pode dar ordem de interdição.
Por isso se faz necessário adquirir soluções inovadoras para acompanhar o epi e garantir a segurança.