google.com, pub-9367880928944300, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Novas perspectivas sobre a necessidade do EPI

Já parou para pensar em como o mercado enxerga a necessidade do EPI? 

E também como os técnicos em campo, engenheiros de segurança no trabalho, coordenadores e muitos outros constroem suas perspectivas no assunto?

Neste post iremos mostrar essas visões diferentes com base em 9 entrevistas feitas no linkedin com diversos tipos de especialistas. A perspectiva de cada um sobre EPI era totalmente diferente, alguns apontam problemas judiciais como já discutido em nosso artigo e outros de segurança.

EPI como acomodação

Em uma de nossas entrevistas, foi apontado como a necessidade surge e como é abordado o problema. Das 9 entrevistas, ouve respostas não só técnicas como também práticas do dia a dia.

Inicialmente quando o risco de acidente em uma empresa não é eliminado se faz necessário o EPI, isso quer dizer que o EPI apenas diminui a gravidade de um acidente. Nos relatos as empresas que recorrem ao EPI estão praticamente admitindo que não conseguem eliminar o risco e essa visão para alguns entrevistados é péssima.

Algumas empresas se acomodam com a visão de que “ter o EPI é uma garantia de segurança” porém o problema principal é o risco que não foi eliminado. Concentrar esforço na eliminação do risco seria muito mais eficiente do que simplesmente entregar o EPI.

A verdadeira necessidade do EPI

Os técnicos não negam a necessidade do EPI em todas as entrevista o equipamento era visto muitas vezes como a ultima coisa que eles podiam confiar. Pois se não foi possível eliminar, isolar e também não foi possível controlar o risco, então o EPI se torna um ultimo recurso de prevenção.

Apesar da segurança que o equipamento traz estar atrelado a responsabilidade do operário, foram citados casos onde a falta do mesmo trouxe consequências graves. Operários sofreram acidentes graves e leves devido não só a descuidos em operação mas a falta de uso do EPI.

A visão que as empresas precisavam ter era que o equipamento apenas diminui a gravidade, pois um acidente sem lesões já seria um motivo para refazer o plano de trabalho.

Open chat