google.com, pub-9367880928944300, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A importância de inovação na prevenção de acidentes

Como os problemas da cultura se perpetuam ? Como alguns acidentes acontecem apesar de ter sido feito todas as exigências da norma ? Por que a justiça sempre dificulta para o empregador ?

Essas perguntas tem uma coisa em comum que é a gestão, pois a falta da informação do que acontece em campo traz as consequências na tomada de decisão. O controle é algo que todos nós queremos ter ao máximo, porém a realidade atual impõem barreiras.

Ter ideias fora da caixa é o único caminho, tendo em vista que no Brasil há péssimos resultados nacionais de segurança no trabalho antes mesmo da pandemia. Analisar as dores e propor soluções tecnológicas é a melhor maneira de inovar.

Na segurança do trabalho a cultura é o único ponto que realmente traz problema para a gestão?

Uma gestão eficaz precisa dar conta destas questões, seja através do desenvolvimento da confiança como já abordado em nosso blog. O assunto da cultura é algo recorrente já abordado em muitas entrevistas feitas aqui na EPI digital, para os técnicos é algo fora de seu controle.

O controle atual que pode ser feito é um hábito sistêmico que fiscalize com frequência todos os possíveis riscos do ambiente de trabalho. Isso faz o trabalhador temer consequências e se auto corrigir e também confiar na empresa visto a importância dada ao problema.

Ai vem a pergunta, “que tipo de solução inovadora pode resolver a questão cultural em campo?”. Uma solução inovadora direcionada para esse problema precisa criar canais de comunicação para coletar essas informações. Ou seja, possibilitar o responsável saber se há algo errado para que o mesmo vá e tome uma atitude.

Como a inovação ajuda em questões judiciais

Visto os problemas culturais que estão fora de controle, a única alternativa é recorrer a inovações que traga informação para uma boa gestão. Quando não existe o controle das informações, logo não há provas e a justiça do trabalho é muito rigorosa com o empregador.

O empregado que pode levantar diversas afirmações sem provas, pois a justiça determina que quem precisa provar é o empregador. Isso é um risco tremendo mesmo para aquelas empresas que fizeram tudo dentro dos conformes, pois a falta de provas irá fazer a empresa perder a causa.

Open chat