google.com, pub-9367880928944300, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O lado paranoico de uma boa gestão de EPI

Como dizia jack ganssle, um grande especialista em desenvolvimento de embarcados “sistemas de alta confiabilidades se beneficiarão de uma dose saudável de paranoia” e isso também se aplica para a segurança no trabalho.

Imagine você como um coordenador de segurança no trabalho, onde a vida dos colaboradores está na sua mão e você precisa mostrar resultado. É realmente uma situação em que as decisões fazem a diferença mas o que é certo a se fazer ?

A grande maioria diz para seguir apenas as normas regulamentadoras da melhor forma possível, mas nem sempre ser eficiente traz o resultado esperado é necessário ser eficaz. Isso é muito reforçado no livro de Cosmo Palasio denominado “dia a dia da prevenção de acidentes” onde ele aponta a diferença entre estes 2 conceitos. eficiência significa executar uma tarefa da melhor forma possível, mas eficacia é atingir o propósito por traz da quela tarefa.

E quais são os problemas na gestão de EPI's

Grande parte vem do fato que é possível garantir a entrega do EPI, mas não é possível provar que ouve uma exigência do uso no dado dia. Só o fato de ter que provar a entrega do EPI já pode ser problemático na forma que for feita caso não haja o uso de plataformas digitais para registro.

Outro fator é o problema alavancado com a insalubridade, onde caso você prove que há o uso do EPI por parte do colaborador você pode evitar que ajustiça aumente o grau de insalubridade. Porém é muito difícil ter provas 100% do tempo de que todos os funcionários utilizam o EPI. Logo independente do treinamento comportamental dado isso ainda será avaliado caso haja processos judiciais.

Existe alternativa ?

Ainda bem que com a evolução do mercado surge não só plataformas para gestão de entrega do EPI mas uma exclusiva desenvolvida pela startup EPI digital que fiscaliza, monitora, controla o uso e não uso do EPI por parte do colaborador. Isso é feito através de um dispositivo instalado no epi que detecta atividade humana seja BPM, oxigenação do sangue ou temperatura para comprovar se o colaborador está realmente utilizando o EPI.

A tecnologia funciona em tempo real, ou seja você que coordena situações complicadas na prevenção de acidentes não vai precisar sair do lugar pra saber se seus colaboradores estão comprometidos com o uso do EPI. Possuímos um software exclusivo que mostra não só isso mas muitas outras informações importantes que irá mudar o mundo da segurança no trabalho.

Open chat