google.com, pub-9367880928944300, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Efeitos estocásticos que prejudicam a saúde no trabalho

A saúde no trabalho é algo que pode ser comprometido não de forma imediata como em acidentes, mas de longo prazo também. Existem doenças silenciosas que ao longo de muito tempo evidenciam os primeiros sintomas, caso provado que foi devido ao trabalho deverá ser levado a justiça.

Quais são as doenças mais conhecidas que surgem de um efeito estocástico ?

A doença mais comum com efeito estocástico é a LER (lesão por esforço repetitivo) que por sua vez traz efeitos muitas vezes irreversíveis. 

Outro caso envolve em produções manuais de peças onde as pessoas precisam repetir os mesmos movimentos na produção o que traz os efeitos da LER. O caso mais comum onde isso acontece é no telemarketing onde os atendentes precisam por horas permanecer em posturas inadequadas muitas vezes. 

Além da LER há problemas de insalubridade que são alavancados com ruídos, temperatura, umidade, luminosidade e muitos outros. Até mesmo no exame de raio-x há este risco, sendo recomendável se expor no máximo 3 vezes no período de aproximadamente 3 meses.

É possível tomar medidas para prevenção ?

Na maioria dos casos sim, fabricações de peças ou componentes por exemplo é determinado recomendações de como atuar sem que seja herdado os sintomas da LER. 

Para questões que envolve trabalhos insalubres se faz necessário recorrer aos conceitos da higiene ocupacional para fiscalizar se realmente o ambiente é insalubre e quais medidas a se tomar. O profissional que estuda higiene ocupacional precisa de instrumentos muito precisos para determinar se o local está realmente insalubre.

Open chat